Pucrs Trabalho Acustica
O estudo de caso foi feito em uma sala de estudos da FAUPCRS, na intensão de analisar as qualidades de ambiente. A sala
204 “Aquário” tem como função prioritária de ateliê livre para elaboração de projeto dos alunos de Arquitetura.
12m
9m
310m
A sala tem medidas aproximadas de 12mx9mx310m
Em uma das paredes é composta de 3 grandes aberturas de vidro simples, e na outra 2 janelas de tamanho menor, todo o restante é construído em alvenaria.
Na parede do fundo foi revestida em Eucatex (material com aglomerados de madeira) e no teto foi forrado com gesso cartonado. E o piso é revestido com Parquet.
Os problemas da sala são:
O ruído externo
A reverberação
O piso em Parquet
O piso de Parquet apesar de ser um material reflexivo que contribui para a reverberação do ambiente , não se torna um grande desconforto, mas gera ruídos em função do caminhar dos alunos. A reverberação da sala foi tratada com cortinas grossas e fixada em todas as janelas , o forro de gesso acartonado poroso ajuda na absorção . E a parede do fundo revestida com Eucatex também contribui para a absorção e o controle. Mesmo em horários de grande movimentação e uso a sala praticamente não gera ruídos ou desconforto para as salas vizinhas. A ruído externo é o maior incomodo para os usuários da sala de ateliê, quando se abre as janelas e as cortinas a difração leva o ruído do corredor, e se escuta todo o ruído produzido pela circulação . Todos os corredores são revestidos com uma espécie azulejo liso de pedra polida.
O mesmo acontece com as grandes janelas voltadas para o saguão coberto.
Quando se utiliza a sala em horário com poucos alunos, geralmente tem um fluxo muito grande de pessoas no saguão, isso gera ruídos e desconforto .
O Saguão tem grandes dimensões e é usado de circulação e também para diversos eventos. É um espaço que gera muito éco e reverberação em função dos materiais como o