engenharia
UBERABA-MG
2013
Segundo o artigo “A atuação dos Engenheiros de Produção na Construção Civil” de Cleber Luciano, os profissionais da área de Engenharia de Produção não podem realizar atividades feitas por engenheiros civis, mas, no Brasil existe cada vez mais a necessidade desse profissional na área de construção civil, pois os mesmos têm uma melhor visão do empreendimento, e, portanto, conseguem visualizar grande parte, senão todo, do produto final desejado, fazendo com que o tempo da edificação diminua, paralelamente com o custo da obra.
O espaço do engenheiro de produção esta cada vez mais aumentando em todo o país, devido a sua dinâmica de trabalho e suas devidas funções, como planejador, controlador e melhoria de processos, redução dos custos, busca pela qualidade, entre outras funções.
Como é relatado por Cleber Luciano, o engenheiro de produção transforma problemas em oportunidades, fazendo propostas de intervenção para melhoria das empresas do setor de construção civil.
É o ramo da engenharia no qual gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Esse profissional agrega conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar as técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais dentro de uma organização. Dessa forma, define qual a melhor maneira de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, visando avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional por sua vez, é requisitado também, por empresas