Sociologia Urbana
Arquitetura é a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O trabalho do arquiteto é projetar e coordenar a construção ou a reforma de prédios e casas. Fazer a planta e determinar os materiais que serão utilizados durante a obra, , levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação, são algumas das responsabilidades desse profissional. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Se o profissional formado em arquitetura preferir trabalhar como urbanista, sua tarefa passa a ser planejar o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.
Porém, trabalhar com a área de edificações não é a única possibilidade disponível para quem é formado em Arquitetura. Estes profissionais também podem trabalhar com paisagismo, cenografia, conservação e preservação de patrimônios históricos e culturais, design gráfico, além de projetar produtos como móveis e utensílios. O ideal é que o estudante se forme em Arquitetura habilitado para conceber espaços e objetos dos mais variados portes.
PERFIL DO PROFISSIONAL
Saber desenhar – já que o vestibular para Arquitetura e Urbanismo inclui uma prova de habilidade específica – é pré-requisito importante para quem deseja se tornar um arquiteto, mas não é a única característica valorizada nesse profissional. O aluno de Arquitetura precisa ter senso de organização, criatividade e muito jogo de cintura. ”É necessário prestar muita atenção porque quando menos espera durante um projeto o arquiteto é desafiado a pensar em uma solução rápida para um problema de sinalização, acessibilidade, comunicação ou conforto”, afirma Zan Quaresma, arquiteto e diretor de pesquisa do Sasp, ouvido pelo G1. Ser curioso e procurar se especializar constantemente também são atributos valorizados