Publicidade
A Ecologia é a ciência que estuda as interações dos organismos entre si e o meio ambiente. Ecologia tem origem no grego “Oikos”, que significa casa, e “Logos”, estudo. Foi empregada pela primeira vez em 1866, pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem.
A ecologia estuda as formas de organização dos seres vivos que estão acima do nível do organismo. Estuda, portanto, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera.
NÍVES DE ORGANIZAÇÃO
Pode-se demarcar o campo de estudo da ecologia considerando o conceito de níveis de organização dos seres vivos.
➢ Organização dos Seres Vivos:
Célula -> Tecido -> Órgão -> Sistema -> Organismo -> População -> Comunidade -> Ecossistema -> Biosfera
➢ Organização Ecológica:
População -> Comunidade -> Ecossistema -> Biosfera
Definições:
População é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área e num determinado período. Exemplo: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia; 10 mil pessoas vivendo numa cidade em 1996 etc.
Comunidade é o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período. Exemplo: seres de uma floresta, de um rio, de um lago, dos campos, dos oceanos, etc.
Ecossistema é o conjunto formado pelo meio ambiente físico ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos- sem vida- como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos- seres vivos) que com o meio se relaciona.
Biosfera é o conjunto formado por todos os ecossistemas da Terra, que constitui a porção do planeta habitada por seres vivos.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS
Os átomos forma toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas, que possuem centenas a milhares de átomos. A matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos, carbono, hidrogênio, oxigênio e