Física na musica
Introdução :
DEQ/I.Física/UERJ
Um aerofone é qualquer instrumento musical em que o som é produzido pela vibração do ar sem a necessidade de membranas e cordas. Os metais são aerofones em que o som é produzido por vibração labial. Nos metais de orquestra os processos usados são pistões (ou válvulas) e varas deslizantes.
Objetivo : Entender o funcionamento de um aerofone do tipo metal musicalmente e fisicamente Metodologia : • Partes de um Aerofone :
Os metais são constituídos por um bocal,um tubo ressoador e uma campana. O tamanho do bocal está relacionado às freqüências dos sons emitidos pelo instrumento Os pistões e válvulas rotativas têm ambos a mesma função, a de uma válvula que permite intersectar os pistões e válvulas rotativas do tubo principal ligando-se a um tubo adicional. O tubo ressoador e a campana têm características particulares para cada instrumento
Bocais usados nos instrumentos de metais Naipe de metais essenciais para uma orquestra
• A Ressonância nos Instrumentos de Metais :
Ressonância é o aumento da amplitude das oscilações de um sistema quando este é submetido a uma força cuja frequência é igual a frequência natural do sistema A ressonância de um tubo de ar está relacionada com o comprimento do tubo, e a sua forma. No caso dos metais o tipo de tubo é aberto-fechado. Colunas de ar vibrando também têm ressonâncias em harmônicos.
Interior de um Pistão
• Comportamento das ondas nos Instrumentos :
Originalmente em um tubo aberto-fechado irão soar somente os harmônicos que tenham um ventre na extremidade, os harmônicos ímpares, por isso que os instrumentos de metais têm uma campana, para poder adicionar os harmônicos pares que tenham um nó na extremidade Os instrumentos de sopro produzem sons fazendo as moléculas do ar vibrarem em um tubo oco.
Corpo de um trombone Tubo do tipo fechadoaberto
• Construções dos instrumentos