Educação física e música
OBJETIVO GERAL: Nesta seqüência de atividades, além de ampliar seu repertório musical, os alunos podem conhecer um pouco mais sobre a canção, uma composição normalmente curta, que combina melodia com poesia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ampliar o repertório musical dos alunos;
Aprender a ouvir/apreciar músicas diversas;
Conhecer alguns poemas ou obras literárias musicadas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
A relação com assuntos do cotidiano, que façam sentido para o dia a dia do aluno, ajudam os alunos com deficiência intelectual a apreender os conteúdos. Por isso, sempre leve em conta as músicas que este aluno conhece e que gosta de cantar (ou tocar). Deixe que o aluno explore os instrumentos e proponha as próprias sequências rítmicas, utilizando o corpo, mesmo que ainda não consiga acompanhar tão bem o pulso das canções, por exemplo. O aluno com deficiência intelectual pode precisar de mais tempo para compreender as variações dos parâmetros sonoros: a altura, a duração, a intensidade e o timbre.
CONTEÚDOS
Escuta musical;
Repertório musical; Poesia; Canções.
TURMA: UNIDADE DE TRABALHO: OS SONS DO COTIDIANO; ANALISAR A MUSICA EDUCARDO E MONICA DO LEGIÃO URBANA.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver a acuidade auditiva nos alunos e colocá-los em contato com o sistema de produção de sons. Compreender os elementos textuais presentes na música, descobrindo que há sentidos diferentes, sendo discussão social ou história, levando o aluno a prática reflexiva e aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.
• Para o professor: A música precisa ser trabalhada com dinamismo e alegria, evidenciando que o passado e futuro estão interligados. Essa sequência de atividade tem como objetivo levar os alunos a entenderem a essência da educação e como ela tem significado para viver em sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ampliar o repertório musical dos alunos;
Aprender a