Publicidade
Anna Beatriz 1
(annabeatrizb@live.com)
Ao falarmos de Publicidade e Propaganda buscamos definições como: Algo que estará relacionado à venda de um produto, anúncios e outras formas de marketing, publicidade nada mais é que criar ideias e a partir dessas trazer informações ou apresentar algo de uma forma criativa e que envolva a imaginação de quem terá contato. Logo a propaganda seria o anuncio que a publicidade estaria carregando.
Com a evolução dos meios de comunicação e a própria forma de comunicar, a maneira de se expressar por meio de uma propaganda passou a exigir mais, já que percebera que ao comprar um produto as pessoas olhavam mais que estatísticas matemáticas, dessa forma comprariam o produto por ter algum sentimento desperto.
Publicidade também pode ser relacionada a persuasão, já que você procura de alguma forma atrair quem estará assistindo ou acompanhando, com mensagens especificas, para determinados grupos. Porém a forma como conhecemos publicidade e propaganda atualmente, teve sua forma no inicio da revolução de informações, ate então o ato de planejar, criar e produzir mensagens de propaganda não eram utilizados dessa forma. Essa forma teve inicio com a escrita e logo acelerou com o radio e a tevê.
No século XIX os jornais veiculavam propagandas e passavam mensagens de que o produto deveria ser adquirido por ter características melhores, e não por ser atrativo. Até o momento acreditava que a escolha de um produto era racional, logo descobrira que a escolha era de forma emocional. No entanto para ser um bom profissional o publicitário deve estar antenado com o comportamento social, deve buscar sempre informações e inovações para atrair quem ira acompanhar a propaganda.
Diga-se de passagem, que o estudo social é importante para que um publicitário saiba o comportamento e dessa maneira veicular de forma interativa uma ideia que posso mexer com o lado emocional e atrair a pessoa, o estudo da