teste de chama
Relatório de Aula Prática
Experimento n°1 – Teste de Chama
1 – OBJETIVOS
-Caracterizar os elementos químicos através dos seus aspectos de emissão;
-Relacionar a cor de chama obtida pelo aquecimento das soluções, com as mudanças de níveis energéticos do átomo, como descrito pela teoria de Bohr.
2 - INTRODUÇÃO
O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
3- PRINCÍPIO
A emissão de luz por um átomo ocorre devido à o ganho de energia do átomo que faz um de seus elétrons passaram para outra orbita, mais distante do centro. O elétron, apesar do ganho de energia não fica muito tempo assim, voltando para sua orbita de origem. E a energia excedente é liberada, na forma de um fóton.
4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Tomar uma haste metálica e aquecê-la na chama de uma lamparina para eliminar contaminantes voláteis. Resfriá-la com