Publicidade
Rico em proteínas de alto valor biológico, o leite traz em sua composição uma espécie de carboidrato chamada lactose que pode ser motivo de dores, náuseas e diarreias em certas pessoas. Você é uma delas?
1- Você já dever ter ouvido falar
Presente no leite de todas as espécies animais, inclusive no leite humano, e também nos derivados, a lactose é, de acordo com o gastropediatra Valmir Martins, consultor científico da Abiad, um carboidrato do tipo glicídio.
“Tecnicamente trata-se de umdissacarídeo, ou seja, um açúcar formado por duas moléculas de galactose e glicose, chamadas monossacarídeos”, detalha. “Ela é o açúcar naturalmente presente no leite e sua função e benefício é a oferta rápida e farta de energia para os bebês”, acrescenta
Dr. Valmir. Segundo a nutricionista do Hospital Estadual Carlos Chagas, Juliana Crucinsky, a lactose é fundamental na primeira fase da vida, mas à medida que a criança se desenvolve e passa a ingerir outros alimentos que não seja o leite materno ou fórmulas infantis, deixa de ser o único carboidrato processado no organismo e torna-se uma das várias opções de fonte energética.
2 - A importância de ingerir leite
Apesar de toda a polêmica que envolve seu consumo, o leite é rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, concentra muitos nutrientes em pequenas doses, por isso ainda ocupa posição de destaque nas dietas conforme explica a nutricionista Juliana. “O leite e seus derivados são proteínas completas que fornecem todos os aminoácidos indispensáveis ao organismo, além de cálcio, vitamina A e vitaminas do complexo B”, afirma. Por isso, caso o leite e seus derivados sejam completamente excluídos da alimentação, é preciso obter estes nutrientes através de outras fontes alimentares ou até mesmo de suplementos.
A especialista explica que as proteínas encontradas no leite podem ser obtidas também através de