Sistema Agrário dos Açores
É uma região agrária onde predomina a fragmentação das explorações, tendo um número novamente mais elevado que Portugal Continental, 6,07 blocos por exploração.
Nos Açores, explorações agrícolas com rendimento do produtor agrícola singular exclusivamente da exploração perfaz uma percentagem de 11,9%, isto é, 11,9% destas explorações são o único rendimento dos seus produtores.
Em 3,35% das explorações é executado um sistema de rega, em 20,5% é utilizado trator, e em 3,1% são utilizados tratores por cada 100 hectares de S.A.U. Observando os indicadores de Portugal em si, vemos que 53,66% de todas as explorações têm um sistema de rega, 47,7% utilizam trator, e em 5,0% são utilizados tratores por cada 100ha de S.A.U. Isto quer dizer que a região dos Açores têm um nível de mecanização baixíssimo, comparando com os números médios de todo o país. Pratica-se uma agricultura pouco produtiva, tradicional.
Em relação ao gado, em média os Açores predomina nos Bovinos e nas Vacas Leiteiras –por terem boas pastagens- em relação ao país, mas Suínos/Ovinos/Caprinos têm um número muito reduzido. Não é uma região competitiva no que toca a gado, pois o espaço também não é muito. A criação de gado Bovino aqui é extensiva
23,66% dos produtores agrícolas açorianos dedicam-se a tempo completo na exploração, quase ¼ dos agricultores vive apenas do campo, do que produz/vende, sem outra ocupação. Tem uma baixa percentagem de produtores agrícolas singulares mulheres de apenas 16,18%, comparado com o país.
Açores é uma região com padrões de pluriatividade altos, com uma percentagem de 76,34%, e isto deve-se ao facto de não ser uma grande região para apostar na agricultura, pois não reúne as condições climatéricas e espaciais ideais.
11,70% dos produtores agrícolas desta região têm uma