Geografia 11 ano
Geografia A
Áreas rurais em mudança- Os espaços organizados pela população: áreas rurais e urbanas
Em Portugal, a agricultura é uma actividade económica que tem vindo a contribuir cada vez menos para a criação de riqueza, expressa por exemplo no Produto Interno Bruto (PIB) e no Valor Acrescentado Bruto (VAB). O mesmo acontece com os outros estados-membros da União Europeia (UE) devido ao consecutivo desenvolvimento do sector secundário e terciário.
No entanto, a agricultura mantém algum peso na criação de emprego e detém uma grande importância na ocupação do espaço e na preservação da paisagem constituindo a base económica de algumas áreas acentuadamente rurais do País.
-As regiões agrárias
Portugal apresenta uma grande diversidade de paisagens rurais, sendo que há nove regiões agrárias- sete no continente e duas nas regiões autónomas: Açores e Madeira.
As características das regiões agrárias reflectem as condições naturais e a ocupação do território.
-Principais factores condicionantes da agricultura
A agricultura portuguesa é influenciada por factores naturais e por factores humanos de ordem histórica, cultural e política (nacional e comunitária).
O clima é um dos factores que mais condiciona a produção agrícola, pela temperatura, mas sobretudo pela irregularidade de precipitação. A existência dos recursos hídricos é fundamental para a produção agrícola pelo que esta é abundante em áreas onde a precipitação é mais regular. Em áreas de menor precipitação é necessário recorrer a um sistema de rega artificial.
A fertilidade do solo, natural (dependente das características geológicas, do relevo e do clima) e a criada pelo Homem (fertilização e correcção dos solos), influencia directamente a produção, tanto m quantidade com em qualidade. Em Portugal predominam os solos de fertilidade natural média ou baixa, o que condiciona bastante a agricultura.
Quando predomina o relevo plano a fertilidade dos solos é geralmente maior assim como a