Notícia do turismo atual
Lusa 30 Out, 2014, 17:29
O Castelo de São Jorge, em Lisboa, deverá receber este ano 1,2 milhões de visitantes, de acordo com as estimativas da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), em resultado do aumento do turismo na capital.
Este número foi avançado pelo presidente da EGEAC, Miguel Honrado, que participou hoje na conferência internacional "Património Cultural e Turismo: Conceitos, realidades e perspetivas", que se iniciou hoje e vai decorrer até sábado, na Universidade Lusófona, em Lisboa.
Em declarações aos jornalistas, o responsável indicou que os visitantes do Castelo de São Jorge têm atingido anualmente um milhão, já desde 2012, e este ano as estimativas apontam para 1,2 milhões, 85 por cento de estrangeiros, que visitam a capital.
A intervenção de Miguel Honrado na conferência foi sobre "As Festas de Lisboa - A reinvenção do lugar", um evento que a EGEAC estima ter sido visto por 1,8 milhões de pessoas (entre espetadores diretos, no espaço público, e indiretos, através da transmissão televisiva das marchas populares).
"Quis falar [na conferência] sobre as Festas de Lisboa como um exemplo do que tem sido a atividade e estratégia da EGEAC na intervenção em espaço público, e na promoção da sua fruição", disse o presidente da entidade, acrescentando que está a ser feito um esforço de internacionalização do evento.
Miguel Honrado indicou, nesta área, que as marchas foram apresentadas nos últimos dois anos em Macau, por altura das celebrações do Ano Lunar chinês, e voltarão em 2015 ao território.
"Macau é uma plataforma interessante para atrair o turismo daquela região para Lisboa", sustentou o presidente da EGEAC.
Na conferência sobre turismo cultural, esteve também presente a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, que apontou igualmente a subida de visitantes do Castelo de São Jorge, na tutela da autarquia,