Publicidade e propaganda
Antigamente a ambição de semelhança de aparências reais. Estudavam o corpo humano para reproduzi-lo de forma realista, gerando assim a teoria e pratica das proporções humanas.
O naturalismo grega trazia o belo como forma de expressar a realidade, mesmo que o objeto retratado fosse feio como a obra da figura mitológica Medusa.
A estética medieval
Na Europa Ocidental , durante a idade média, a estética da arte consistia na estilização a serviço da religião. Perdeu a função naturalista mantendo apenas a função utilitária e pragmática. Qualquer arte anterior a essa estática era vista como profana, podendo prejudicar o fortalecimento da alma e do espírito.
Esse tipo de arte era disseminado pela Igreja com o intuito de infudir o temor celeste e o inferno para os pagãos. Tinha como referencia traços simples, abandono de detalhes e esquema de figuras. A beleza era apenas dedicada às divindades celestiais.
A arte na Pré-História
A arte do Paleolítico refere-se ao início da história da arte e à mais antiga produção artística de que se tem conhecimento. A arte deste período situa-se na Pré-História, no Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8 000 a.C..
O Paleolítico é um dos três períodos da Idade da Pedra, ao qual se segue o Mesolítico e, posteriormente, o Neolítico (Idade da Pedra Polida), e que se situa, do ponto de vista geológico, na Idade do gelo, mais precisamente no Pleistoceno. Somente no início do século XX são feitas as primeiras descobertas de achados pré-históricos e a primeira reação da classe especialista é a de cepticismo relativamente à aparente maturidade artística num nível tão embrionário da história da humanidade.
Considerava-se até então que a primeira semente artística teria sido lançada no Antigo Egito e na Mesopotâmia. Embora ainda hoje persistam dúvidas quanto ao efetivo objetivo das peças de arte paleolíticas, a verdade é que a qualidade e criatividade