Estudo de caso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
ESTUDO DE CASO PARTO GEMELAR
SAYONARA FERNANDA MELLO LOPES
SÃO GONÇALO
2013
RESUMO
Trata-se de um estudo de caso realizado em um hospital gonçalense, elaborado por acadêmica de enfermagem do 8º período do curso de graduação da Universidade Salgado de Oliveira – Unidade Trindade. O interesse da escolha deste caso partiu de um dia de estágio na maternidade onde encontramos um caso de parto gemelar onde o primeiro recém-nato nasceu de parto normal e o segundo de cesárea. Mulheres com gestação múltipla estão sujeitas a maiores riscos, tanto para si quanto ao concepto, se comparando a gestação simples.
SUMÁRIO
1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS..................................................................4
2.HISTÓRICO DE INTERNAÇÃO..............................................................5
3. PRESCRIÇÃO DO PACIENTE..............................................................5
4. ULTRASONOGRAFIA...........................................................................5
5.CONSIDERAÇÕS FINAIS......................................................................6
6.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA............................................................7
1.CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Mulheres com gestação múltipla estão sujeitas a maiores riscos, tanto para si quanto ao concepto, se comparando a gestação simples. No período pré-concepcional a atenção deve ser dada para evitar a gestação múltipla (principal nos centros de atenção assistida). O cuidado pré-natal inicial deve focar a determinação da corionicidade e rastreamento para anomalias fetais enquanto o pré-natal final seve centrar na apresentação, predição e conduta no parto pré-termo e restrição de crescimento (MARTINS,2006).
O cuidado pré-natal é normalmente aceitado na prática clínica. Embora a maioria das mulheres com gestação múltipla necessite de um aumento no número de consultas, não há consenso sobre qual é a ótima frequência de