publicidade e propaganda
Em outras palavras, é o profissional responsável pelo planejamento de campanhas publicitárias para jornais, revistas, televisão, rádio e internet.
Para se tornar um publicitário, é necessário ter formação superior em Publicidade e Propaganda. O curso dura em média cinco anos e tem como disciplinas: Redação, Fotografia Publicitária, Marketing, entre outras.
A área da publicidade exige, acima de tudo, um profissional criativo, com espírito idealizador e capaz de trabalhar em equipe.
Este profissional pode trabalhar, por exemplo, em agências de publicidades, em produtoras de vídeo, no rádio, na televisão, na área de marketing de empresas, e até mesmo na assessoria publicitária de órgãos governamentais.
O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Faz a arte de embalagens e de identidade corporativa. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente.
Publicidade de Produto: Este tipo de publicidade pretende essencialmente mostrar ao consumidor que o produto que a empresa publicita é a melhor alternativa. Publicidade de Serviços: É aquele que tenta vender bens não