Publicidade e propaganda
1. Diferenças e similaridades
1.1 Diferenças
Publicidade
O termo “publicidade” engloba o termo divulgação e refere-se exclusivamente aos interesses comerciais. É uma comunicação de caráter persuasivo que visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa, direcionada para o consumo com objetivo de lucro por parte do anunciante.
Destinada a um público específico e que é especialmente paga. Utilizada com o intuito de dar a conhecer e valorizar uma marca (produto, serviço ou instituição); contribuindo para a sua experimentação, consumo, adesão, fidelização, ou apoio.
A publicidade fornece argumentos, motiva a compra/ utilização e posse através da aquisição, baseia-se na troca, leva à imitação e identificação pela posse. Não ataca os oponentes e utiliza motivações mais primárias (caráter hedonista, procura de prazer, juventude, beleza e etc.) Procura satisfazer os desejos mais egocêntricos.
Propaganda
A propaganda tem um significado mais amplo, pois se refere a qualquer tipo de comunicação tendenciosa. Seja político, cívico e religioso (as campanhas eleitorais são um exemplo, no campo dos interesses políticos). É o ato de divulgar ideias, conceitos e valores sem fins lucrativos. É uma técnica de comunicação em massa com o objetivo de captar a adesão, desenvolver atitudes e fomentar comportamentos.
A propaganda fornece interpretação de acontecimentos, influencia atitudes e fomenta a adesão a ideologias, cria laços e procura impor uma explicação global de uma situação. Ataca diretamente os oponentes e utiliza motivações mais absorventes do ego (liberdade, justiça e os seus valores).
1.2 Semelhanças
Ambas correspondem ao desejo de saber e compreender, à necessidade de afirmação pessoal e a necessidade de participação e integração num grupo.
2. Publicidade e cultura
A arte, uma vez que se relaciona com a cultura, está também subordinada ao conceito de estética e dos valores de cada época. É natural que haja