Publicidade e Propaganda
Instituto de Cultura e Arte – ICA
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
DEFINIÇÕES CIENTÍFICAS
Rick Wesley Rodrigues Andrade
Fortaleza
2013
Epistemologia:
1. (Do grego, epistéme (ciência) logia (estudo)). Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas (teoria da ciência); disciplina cujo objeto de estudo é a ciência, estudando de maneira crítica os princípios, as hipóteses gerais, as conclusões das várias ciências para delas apreciar o valor e o alcance objetivo.
GOMES, Alberto Albuquerque. Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNESP) Presidente Prudente, SP.
2.(do gr. episteme: ciência, e logos: teoria) Disciplina que toma as ciências como objeto de investigação tentando reagrupar: a) a crítica do conhecimento científico(exame dos princípios, das hipóteses e das conclusões das diferentes ciências, tendo em vista determinar seu alcance e seu valor objetivo); MARCONDES, Danilo; JAPIASSÚ, Hilton. Dicionário de Filosofia. Terceira Edição. Rio de Janeiro. 2001.
3. (Do grego epistéme, ou seja, "ciência" ou "conhecimento", e logos , que significa "discurso"). Epistemologia é o estudo crítico das ciências, com o objetivo de determinar a sua origem lógica e o seu valor. É a teoria do conhecimento e da sua validade. A epistemologia, ou filosofia da ciência, é a disciplina que examina os problemas relativos ao significado da ciência, à sua estrutura e ao seu papel. Num sentido mais atual e restritivo, é a doutrina dos fundamentos e métodos do conhecimento científico. Consiste no estudo filosófico de uma ciência particular, a análise do "espírito científico" e sinónimo de "teoria do conhecimento".
In Infopédia . Porto: Porto Editora, 2003-2013. [ Acesso em. 13/09/2013]. Disponível na .
Teoria:
1.a (fr. théorie, (do lat. e do gr. theoria). Na acepção clássica da filosofia grega,