publicidade dirigida a criança
Fabíola Barbosa Pinheiro²
Laise Marques Andrade³
Pietra Morena Silva Figueiredo4
Faculdade Anísio Teireixa, Feira de Santana, BA Resumo
A propaganda tem como objetivo informar o consumidor sobre o produto, as suas características e os lugares ou as formas de aquisição, influenciando na decisão de compra. O fato é que nos últimos anos, as crianças estão passando por um processo de "adultização". Consequência de uma nova dinâmica familiar e ao acesso precoce à tecnologia, passando a consumir não somente as propagandas infantis, como também as que são direcionados aos adultos. Este trabalho aborda a publicidade dirigida ao público infantil, especialmente a publicidade abusiva que se vale da ausência de julgamento e experiência da criança.
Palavras-Chave: Publicidade Abusiva; Propaganda; Criança; Meios de Comunicação.
1. Introdução
Atualmente, o mundo encontra-se em um sistema de mercado dinâmico, que caminha em direção a um capitalismo extremo que tem maior manifestação no comércio, que é o principal responsável pelo giro de capital e incentivador da economia mundial. Assim, neste contexto, a publicidade surge com grande força e como meio mais eficiente de chamar o consumidor a participar do mercado de consumo, daí a importância da presente pesquisa, visto que o consumidor é vulnerável frente a mensagens publicitárias, bem como pode sofrer abusos que tornariam desequilibrada as relações de consumo.
O paper ora apresentado aborda um tema importante sobre a publicidade na hodiernidade, pois discute a publicidade abusiva dirigida às crianças, que são um publico vulnerável, o que o difere do publico adulto, mostrando o quão vulneráveis são diante de mensagens publicitárias cujo conteúdo pode se revelar abusivo ou enganoso. O tema ganha destaque em virtude de o Código de Defesa do Consumidor vedar a publicidade que explora a ingenuidade dos menores de idade. Materiais impressos, comerciais televisivos, spots de