publicidade brasileira
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a história da publicidade brasileira e como ela foi influenciada com os acontecimentos de cada época. Antigamente a única forma de propaganda era boca-a-boca, hoje existem diversas mídias e profissionais preparados para desenvolver qualquer tipo de campanha publicitária. Para tanto, os procedimentos metodológicos empregados foram os estudos bibliográficos e a pesquisa documental e de observação. Pesquisas em artigos e leituras atuais foram feitas para que as informações deste artigo pudessem ser completas e recentes.
Palavras-chaves: publicidade; história; propaganda; brasileira.
.
Introdução
A propaganda é extremamente ligada à cultura e a sociedade. Segundo Pyr Marcondes, no livro “Uma história da Propaganda Brasileira”, ela tem o poder de transformar tendências da moda, ampliar a escala de alcance da informação e de um sem número de valores, transformar aspirações em consumo e mensagens comerciais em vendas e lucro. No Brasil a propaganda surgiu em jornais no final do século XIX, influenciadas pela publicidade que já existia no exterior. Conforme foram os acontecimentos de cada época, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a chegada do rádio, a revolução feminista, a ditadura e a chegada da televisão, a propaganda foi influenciada e influenciou a população. Hoje, existem vários tipos de propagandas, mídias, agências, produtoras e várias formas de se falar com os consumidores. A publicidade se aperfeiçoou na imaginação e na criatividade e se tornou parte do cotidiano de todos nós, por isso, o Brasil possui vários prêmios de festivais internacionais e é considerado a terceira potência mundial em criação publicitária.
1. DEFINIÇÃO DE PUBLICIDADE
A palavra publicidade sempre designou o ato de divulgar ou de tornar público. Teve origem no latim publicus (que significava público), dando origem ao termo publicité, em língua francesa. Antigamente, o termo