PUBLICACAO CARRANCAS 04 06
Gabriel Henrique França*
RESUMO
Com o objetivo de identificar as potencialidades e problemas do munícipio de Carrancas, pretende-se elaborar o diagnóstico socioambiental, através de técnicas participativas como suporte para o levantamento de dados.
Palavras-chave: Metodologia Participativa, Diagnóstico Rápido
Participativo, Planejamento Ambiental; Carrancas.
INTRODUÇÃO
A crise ambiental emerge na vida cotidiana como problemática, na medida em que o desenvolvimento pode vir a ser conflitante com o ambiente e as culturas tradicionais. O tratamento de conflitos e as soluções para as demandas oriundas das relações socioambientais pressupõem a aquisição de informações e a produção de conhecimentos específicos sobre uma dada realidade. Nesse sentido, propõe-se como objetivo desse trabalho produzir o diagnóstico socioambiental participativo do município de Carrancas/MG, para captar características da identidade local, considerando-se o conjunto de aspectos geográficos, culturais, econômicos e ambientais, para que se possa compreender como se manifestam os produtos da relação entre sociedade e natureza neste espaço.
Pretende-se contribuir para o entendimento do contexto social no qual a comunidade se desenvolve, por meio de técnicas participativas. O que se busca com este recurso metodológico é promover a reflexão sobre concepções da questão ambiental e, conseqüentemente, a formulação coletiva de soluções comunitárias, que visem à mitigação dos impactos negativos na região e as proposições para antecipar conflitos.
O município de Carrancas tem sido alvo de pesquisas de diagnóstico sobre diferentes aspectos sociais (IBAMA, 1998; JOSÉ et al., 2000; SILVEIRA et al., 2006).
Pode-se constatar, no entanto, a carência de um estudo que contemple um conjunto amplo de dados sobre a cidade e a região e que busque tratá-los segundo uma abordagem sistêmica (CAPRA, 2004; GONÇALVES, 1990; entre outros).
•
•