Psicóloga
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Carla Alexandra Souza Nogueira
Análise do filme:
“A tempestuosa adolescência”
Belém
2010
Carla Alexandra Souza Nogueira
Análise do filme:
“A tempestuosa adolescência”
Análise do filme “A onda” apresentada como requisito para obtenção de nota parcial referente à 2ª NI da disciplina Desenvolvimento Humano do Curso de Psicologia da Universidade da Amazônia. Orientado pela professora Niamey Granhen Brandão da Costa
Turma: 4PSM
Belém
2010
O vídeo analisado exibe as mudanças existentes na fase do desenvolvimento que conhecemos como adolescência nos seus três domínios: biossocial, psicossocial e cognitivo. A partir dessas informações é possível destacar características desse momento nos três domínios já citados.
Biossocial: nesse domínio as transformações são físicas, ou seja, biológicas, é o processo chamado de puberdade o qual ocorre quando o corpo se prepara para poder reproduzir, começa em média aos 11 anos na meninas e aos 13 nos meninos.
As mudanças iniciam quando o cérebro (hipotálamo) informa que está na hora de produzir hormônios sexuais, o estrógeno e a progesterona nas meninas e a testosterona nos meninos, então começam as transformações corporais visíveis como o crescimento de pêlos em determinados lugares e o aparecimento de espinhas. Nas meninas ocorre o crescimento dos seios, o alargamento do quadril, o corpo fica com formas mais arredondadas e a menarca (1ª menstruação), mostrando que a menina já pode engravidar. Nos meninos há o aumento da pele escrotal, crescimento do coração, dos pulmões e muscular e a espermarca (1ª ejaculação) exibindo que o menino está produzindo espermatozóides.
Psicossocial: esse domínio evidencia os dilemas ocorridos na adolescência, as dificuldades de lidar com as mudanças corporais e encontrar seu lugar na