069557721112
680 palavras
3 páginas
Impermeabilizantes II – Mantas asfálticasAtualmente o material mais comum para execução de impermeabilização de lajes é a manta asfáltica. Dispomos no mercado de diversos tipos de manta variando sua composição, espessura e tipo de estrutura. As mantas asfálticas são de fácil aplicação e o material é uniforme, sendo por isso o sistema de impermeabilização mais adotado nas obras. No entanto, não é rara a ocorrência de infiltrações e outras patologias devidas à aplicação incorretas das mantas.
Hoje vamos falar dessa manta, desde a sua compra até a aplicação final.
Então a laje está pronta e temos que impermeabilizar, já sei, vou usar manta asfáltica!
Não é bem assim, apesar da manta ser muito usada para lajes, existem casos que ela não é recomendada. Por exemplo, em estruturas sujeitas a intensos esforços ou deformações, como lajes muito esbeltas, as mantas butílicas são mais recomendadas pela melhor flexibilidade, enquanto que ambientes agressivos, como esgotos, exigem mantas de PVC.
Se a manta asfáltica for escolhida, temos que verificar também os tipos dessa manta disponíveis no mercado. A NBR 9952 divide o material em quatro tipos (I, II, III, IV). No entanto, fabricantes consideram tal classificação genérica, pois deixa lacunas abertas na especificação. Por isso, o meio técnico criou outras maneiras de diferenciar esses produtos por sua espessura (2 a 5mm), composição e forma de aplicação (soldagem autógena, asfalto quente, auto-adesivas).
Especificar qual tipo de manta asfáltica utilizar depende da composição do material. E, para entender isso, é importante considerar a forma de produção desses produtos. Resumidamente, mantas asfálticas são produtos à base de asfalto modificado com polímeros e estruturados. O asfalto é o material responsável pela impermeabilização em si, mas são os polímeros adicionados que dão ao material petroquímico as propriedades de desempenho necessárias, como flexibilidade em baixas temperaturas, alongamento, resistência ao