Psicoterpia
A psicoterapia se caracteriza por um conhecimento sobre o sujeito, abrangendo diversos aspectos de sua vida, desde reflexões sobre sua existência, busca de autoconhecimento, até tratamentos de alguma situação dificil que está acontecendo e que ela não tem forças ou meios para lidar com isso. Logo, a psicoterapia é um um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir como transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais , estados de sofrimento e conflitos interpessoais. O atendimento é realizado por psicólogos com formação em psicologia clínica ou médico que fez uma formação complementar à residência em psicoterapias, esse profissional não possui como objetivo de sua conduta dizer o que o paciente tem e o que deve fazer. O trabalho do psicoterapeuta é fazer uma construção conjunta de conhecimentos sobre a pessoa, porque ninguém sabe mais de sua vida, de sua vivência, de suas experiências, de seus sofrimentos, de suas alegrias, do que ela mesma. São esses conhecimentos, entre outros, que são resgatados e reproduzidos na sessão de psicoterapia. Essa técnica é uma fonte de informações riquíssimas e que muito do sofrimento e dos sintomas das pessoas podem se explicar nesse trabalho conjunto, além de possibilitar rever condutas, sentimentos próprios e de outras pessoas, de compreender e criar possibilidades de lidar com essas situações que já passaram e outras que ainda virão.
A psicoterapia pode ser divididas pode ser classificada por diversos tipos e sob diversos tipos de ponto de vistas, por exemplo:
Aspectos Formais
· De acordo com o número de pessoas: psicoterapia individual, de casal, familiar ou de grupo.
· De acordo com a duração: terapias curtas e longas.
· De acordo com o contexto: online ou pessoalmente.
· De acordo com a delegação do "poder terapêutico": terapias diretivas em que o terapeuta trabalha com apenas um paciente; terapias de