Estudo De Caso Eletiva
FICHA CLINICA PARA PSICOTERPIAS BRVES
Local: Ambulatório do hospital geral Santo Cruz.
Data de admissão:..................................05/04/2015
Nome e sobre nome: Cristina Farias..............sexo: F
Idade: 45..................Residência: Rua Pedrosa Correia
Telefone:(83) 8805-9300.....Nacionalidade: Brasileira.
Estado civil: Solteira...........Ocupação: Doméstica e func.pública
Escolaridade: Ensino Médio Completo
História clinica (resumo):
Motivo da consulta: Trata-se de uma jovem adulta em que, seu histórico de vida apresenta inúmeras percas significativas, além de sua condição física patológica desde sua infância e, como se não bastasse, atualmente ela vem sofrendo com pensamentos ruins com falta de ar, perca de sono, dor no peito etc. ao ser internada foi descartado a hipótese de ataque cardíaco, sendo assim acionado o serviço de psicologia para prestar um atendimento direcionado para questões de ordem psi.
Dados biográficos de interesse: De família simples composta por pai, mãe e 6 irmãos; quando criança recebeu o diagnostico de Pectus Excavatum (patologia congênita que afeta o tórax). Perdeu o pai (sofria de Alzheimer) e Mãe (isquemia cerebral).
Diagnóstico nosográfico-dinâmico:
a) Do episódio: A paciente queixa-se de dor peito, falta de ar, perca de sono e pensamentos ruins.
b) Da enfermidade: A paciente já possui um diagnóstico de uma patologia física e quanto ao psicológico, apresenta sintomas característicos de um transtorno fóbico. A mesma também tem dificuldades de interações interpessoais. Em dados momentos a paciente apresenta baixa auto-estima e alterações de pensamentos.
- Relações objetais: A paciente tem um histórico de uma relação amorosa conturbada no que diz respeito a resistência que seus pais tinha em relação ao seu parceiro, o qual foi rejeitado como não sendo uma boa companhia para a moça; atualmente encontra-se muito isolada, após essas sucessivas percas, inclusive a do seu pai recentemente, está morando