Psicossomática, diabetes e gestação, um estudo de caso.
1- Explicar a noção de adoecimento psicossomático a partir do texto.
2- Qual o adoecimento?
R- Diabetes Melito.
3- Apresentar resumidamente o caso clínico, conforme as conclusões presentes no texto.
R- O texto relata o caso clínico de uma paciente gestante portadora de diabetes melito, cujo acompanhamento psicológico foi realizado em um hospital universitário público do interior do Estado de São Paulo, referência em atendimento de alta complexidade no que se refere à saúde materno infantil. Os atendimentos ocorreram na instituição nas situações de consulta de pré-natal da paciente, e totalizaram cinco sessões. A técnica de atendimento psicológico consistiu na psicoterapia breve de orientação psicanalítica. São apresentadas as repercussões do diabetes na gestante, os aspectos psicológicos associados à gravidez, o trabalho do psicólogo dentro de uma instituição hospitalar e uma reflexão acerca do conteúdo psicossomático do diabetes.
A partir dos atendimentos psicológicos realizados, pôde-se constatar alguns mecanismos típicos do diabético, que se revelaram tanto através das observações do modo de funcionamento nas relações da paciente quanto de sua relação transferencial com a psicóloga.
Devido à ruptura brusca do atendimento psicológico, que não pôde ser restabelecido, outros fatores podem também ter prejudicado o andamento da relação terapêutica, como as dificuldades da paciente em lidar com seus conflitos, a contratransferência por parte da terapeuta e mesmo a influência do funcionamento institucional.
Sobre a contratransferência, é possível que a psicóloga tenha se envolvido com a situação de sofrimento da paciente a ponto de alimentá-la em suas fantasias inconscientes; quando frustrada, Elaine abdicou da parceria.
Entretanto, é importante salientar que não houve procura por atendimento psicológico, visto que a paciente frequentava o hospital para o acompanhamento de pré-natal; o