Psicossomatica
E QUAL SERIA, ENTÃO, O SENTIDO DA DOR NA NOSSA EXISTÊNCIA?
·Percepção – Ectoderma;
·Elaboração – Endoderma;
·Manifestação – Mesoderma. http://www.psicossomatica.org.br/faleconosco/imprimir.asp?cod=60&... Um dos aspectos inerentes a todo ser humano é a capacidade de perceber, sentir e elaborar sentimentos. Taissentimentos se expressam dentro de um padrão específico em um meio sócio-cultural. Também não se podem eliminar ospotenciais genéticos que produzem padrões flexíveis sob influência de fatores externos.
A depender de como o indivíduo e seus potenciais interagem com o meio ambiente, dentro de uma área afetiva, cria-seuma simbologia própria de cada ser humano, em um comportamento idealizado para a coexistência.
A forma mais importante de contato que estabelecemos com nossos processos subjetivos é a emoção. Percebemos que, a partirde todo estímulo, externo ou interno, dependendo de sua intensidade imediata e afetos individuais, poderá se desencadear umasituação conflitante e surgir uma sensação dolorosa que presentifica a ação do estresse.
As sensações dolorosas vivenciadas pela maioria das pessoas podem resultar de uma ação mecânica externa, provocadora delesões, ou de origem interna, através de uma hiper ou hipo função de um determinado órgão ou sistema.
As dores, normalmente, se apresentam de duas formas: agudas, quando mais facilmente se determina sua causa, ou crônicas, dedifícil determinação e que parecem fazer parte da vida do indivíduo. Essas duas formas se comprometem com os processosfisiológicos do organismo, mas, no entanto, uma terceira forma se configura e se entremeia às outras. É a dor psicológica, a dorda alma.
Desde os tempos mais remotos, a dor tem tido profundas raízes morais e religiosas, podendo representar a vontade divina, ou um“elixir” para limpar a alma (Karma).
O que nos parece mais óbvio, é que a dor equaliza os seres humanos independente de sua estratificação social, cultural, étnica