Psicossomática
Faculdade de Ciências da Saúde – FACIS
Curso de FOnoaudiologia – 7º SEMESTRE
PSICOSSOMÁTICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO DA AFETIVIDADE
DOCENTE: JONAS FORNITANO CHOLFE
GEISIANE CARVALHO DE LIMA
NOELLE BERNARDI DA SILVA
VIVIANE BENYSEK DOS SANTOS
Piracicaba – SP
2011
Introdução
Iniciaremos por uma explicação para um melhor entendimento sobre psicossomático, quem foi Donald Woods Winnicott ? Ele viveu entre 1896 e 1971, atuando como pediatra e psicanalista na Inglaterra, o mesmo elaborou contribuições tão significativas para a psicanálise.
Winnicott nasceu em sete de abril de 1896, em Plymouth na Inglaterra. Tradução de seu nome é muito interessante: "Donald" é derivado da antiga palavra celta que significa "poderoso, vigoroso"; "Winn", palavra saxônica que possivelmente signifique "amigo"; e de "Cott", "casa" que sugere "estabilidade de vida".
Durante sua vida, ocupou vários cargos importantes como presidente da Seção Médica da British Psychological e recebeu diversas homenagens, tornou-se também conferencista do Departamento de Desenvolvimento Infantil do Instituto de Educação da Universidade de Londres.
Atuando como pediatra e psicanalista na Inglaterra, o mesmo elaborou contribuições tão significativas para a psicanálise. Winnicott foi um dos primeiros autores a colocar o papel da mãe como fundamental no funcionamento mental da criança. Ele considerou que a mãe interfere ativamemente, e como construtora do espaço mental da criança. E também percebeu o ser humano como alguém que necessita de cuidados de outro alguém, permitindo trocas e relações que podem propriciar seu bem estar físico e psíquico.
O que é psicossomática?
Psicossomática = Psique + Soma = (Integração da Mente e Corpo)
“A psicossomática estuda a relação entre a estrutura psicológica e as doenças que afetam o corpo. Ela considera a inter relação entre mente/corpo e busca compreender o