Psicossociologia da Saúde
A entrevista de pesquisa de científica pode apresentar-se de duas maneiras antagónicas. Num caso analisa-se, com um objectivo de pesquisa, uma entrevista clínica realizada com um outro objectivo. Aqui segue-se uma linha naturalista com base na qual se realiza um trabalho retrospectivo. Num outro caso pode também tratar-se de uma entrevista cujos objectivos são pré-definidos e que é realizada para um tipo de recolha predefinida. Pode dizer-se então que a recolha de dados é submetida a alguma forma de padronização que corresponda aos critérios de validade da recolha dos dados e de validação de respostas. Em ambos os casos levantam-se problemas deontológicos, éticos e jurídicos. Além da protecção das pessoas submetidas a entrevistas de pesquisa (em psicologia) e dos artigos do Código Deontológico que lhe estão associadas, a pesquisa clínica levanta outros problemas como a natureza do consentimento, o interesse da pesquisa para o doente…
A recolha planificada de dados por meio de entrevista clínica A entrevista clínica é um meio de inquérito bastante utilizado e o mais indicado na abordagem de certos problemas. O tipo e o modo como esta é orientada depende dos objectivos da investigação clínica. O material clínico é alvo de vários tratamentos que possibilitem daí retirar conclusões essenciais à investigação científica.
Propriedades da entrevista A escolha da entrevista depende do sujeito que é entrevistado. A entrevista é, em matéria de pesquisa clínica, o método mais interessante quando se dedica ao