JUNG
Filogenéticos são:^
Para Jung a Personalidade é um produto, é como um depositário do passado ancestral (Inconsciente Coletivo)
O ser humano hoje é concebido e moldado em sua forma presente pelas experiências acumuladas através de gerações passadas.
Para Jung a personalidade total constitui-se no produto da Personalidade Coletiva ( predisposições ancestrais) e da Personalidade Individual (resultado de interações de forças internas e externas)
A Estrutura:
Personalidade Total – vários sistemas isolados que atuam um sobre os outros.
Dentre esses sistemas, os principais são: Ego, inconsciente individual e seus complexos, Inconsciente coletivo e seus arquétipos, a Persona, Anina ou Animus e a Sombra. A esses sistemas interdependentes acrescentou as attudes de introversão e extroversão e as 4 funções: Pensamento, Sentimento, Sensação e Intuição e finalmente o SELF que é um estágio da personalidade em que ela é plenamente desenvolvida e unificada.
O EGO é a Mente Consciente, nela se encontra as Percepções, Memórias, pensamentos e sentimentos conscientes. O ego é o centro da personalidade, é responsável pelo sentimento de identidade.
O INCONSCIENTE INDIVIDUAL consiste em experiências que foram reprimidas e de experiências inicialmente muito fracas para impressionar conscientemente o indivíduo.
Os conteúdos do Inconsciente Individual podem ser acessíveis a consciência e há permutas entre o Inconsciente Individual e o Ego.
Complexos são grupos ou constelações de sentimentos, pensamentos, percepções e memórias que existem no Inconsciente Individual.
Ex:
INCONSCIENTE COLETIVO OU TRANSPESSOAL é um dos aspectos mais fortes da Psicologia de Jung. É o mais influente e forte sistema da Psique ( em casos patológicos eclipsa o ego e o I.I). É uma espécie da depósito de tragos de memória herdados do passado