Psicossociais Critica Ao Filme Tempos Modernos
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANALISE CRÍTICA: Filme tempos modernos
Paço do Lumiar
2015
JOSIANE BRAGA DE OLIVEIRA
SANDRA VIEIRA SILVA
ANALISE CRÍTICA: filme tempos modernos
Trabalho apresentado à disciplina: Estudos Psicossociais do Trabalho do Curso de Administração do Instituto de Ensino Superior Franciscano, para obtenção parcial da nota.
Instrutor: Ana Flávia Moura Carvalho.
Paço do Lumiar
2015
Analise crítica do filme Tempos modernos
Reflexos do mundo do trabalho na vida do trabalhador
A carga psíquica do trabalho
Para fazer uma análise sobre o filme tempos Moderna devemos descrever o contexto histórico em que o filme estava inserido, retratando a grande crise que assolou os EUA em pleno desenvolvimento da indústria, onde passavam do trabalho artesanal para industrial. Havia muito desemprego, desigualdade social, violência nas ruas e manifestações.
Este retrata como os operários eram submetidos a trabalhos repetitivos, onde era em sistema de esteiras moveis na fabrica, pois aumentavam a produtividade em horários estratégicos, sem se importarem com as condições físicas e psicológicas dos operários, pois o proprietário só visava ter maiores lucros.
Charles Chaplin vivia o personagem Carlitos, trabalhava em uma grande indústria. Sua tarefa era sempre a mesma atividade, assim como todos os operários, onde viviam uma grande exploração dentro da fabrica, pois eram obrigados a fazer suas tarefas muito mais rápidas para obter seus produtos em menos tempos, então tinham muita pressão psicológica por outros empregados para conseguirem acompanhar as maquinas. Devido à realização da mesma tarefa sempre, Carlitos teve um colapso nervoso, não conseguindo mais controlar mais seus movimentos, no qual fazia com muita rapidez. Então a solução foi interna-lo no manicômio, pois existia tratamento para essas doenças, os medicamentos eram os mesmos para todos. Após ter sido recuperado,