psicopatologia
NORMALIDADE definido por Mira y López: “Uma seqüência de atos pessoais pode ser considerado normal quando levando em consideração as circunstâncias que os motivaram e o ambiente em que se desenvolvem sendo previsto e aceito sem esforço pelo grupo social em que aconteceu”.
NEUROSE: É uma dificuldade de resolver os conflitos (estímulos internos). À dificuldade dos conflitos atuais somam-se as experiências infantis conflituosas e a constituição hereditária. Em outro aspecto, a neurose é um distúrbio do sistema nervoso, sem caráter patológico. Algumas características dos neuróticos:
Perturbações cognitivas e emocionais menos severas;
Raramente deixa de lado seu ambiente;
Continua mais ou menos em contato com a realidade;
Tem alguma compreensão da natureza de seu comportamento;
Dificilmente se comporta de maneira perigosa para si ou para os outros;
Raramente exige hospitalização;
Ex: ansiedade/angústia, histerias, fobias, etc.
PSICOSE (estado mental patológico (doença mental propriamente dita)). PSICOSE: É o transtorno geral e persistente das funções psíquicas cujo caráter patológico é ignorado ou mal compreendido pelo enfermo e que impede a adaptação lógica e ativa às normas do meio ambiente, sem proveito para si mesmo e para a sociedade. O aspecto central da psicose é a perda do contato com a realidade. Outras características dos psicóticos:
Perturbações cognitivas e emocionais muito graves;
Alucinações e delírios;
Desorientação ambiental;
Pode envolver-se em ações extremamente afastadas da realidade e às vezes perigosas;
Em geral é tão incapaz de comportamento social adequado que exige hospitalização temporária;
Temos vários tipos de psicoses, sendo que elas são divididas em dois grupos:
Psicoses Exógenas, ou seja, que vêm de fora do organismo, têm origem numa intoxicação, numa infecção ou num traumatismo cranioencefálico . Ex: Psicoses tóxicas adquiridas pelo abuso de substâncias: