“Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais”de Paulo Dalgalarrondo.
Para responder as questões, favor consultar os capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 7 e 8 do livro “Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais”de Paulo Dalgalarrondo.
1. Defina a semiologia psicopatológica. – A semiologia psicopatológica ou semiótica, é o estudo dos sintomas e sinais das doenças que permite identificar alterações físicas e mentais. É a ciência dos signos,não se restringe a lingüística. São também signos os gestos, atitudes, comportamentos não verbais, sinais matematicos. A semiologia psicopatológica é o estudo dos sinais e sintomas produzidos pelos pelos transtornos mentais.
2. Qual a importância da semiotécnica no caso dos transtornos mentais? – A semiotécnica, no caso dos transtornos mentais é a entrevista direta com o paciente, familiares e demais pessoas que convive. É a coleta de sinais e sintomas. Observação e descrição minunciosa ; sua fala, mímica, postura, vestimenta, seu estilo de relacionamento com os outros. A semiotécnica é muito importante quando, através da coleta de sinais e sintomas se formula as perguntas mais adequadas para o estabelecimento de uma relação produtiva e a conseqüente identificação dos signos e transtornos mentais.
3. Quais são os dois aspectos básicos enfocados nos sintomas psicopatológicos? Defina-os, exemplificando. – A forma dos sintomas é sua estrutura básica, relativamente semelhante nos diversos pacientes ( alucinação, delírio, idéia obcessiva, etc, ). O conteúdo é aquilo que preenche a alteração estrutural ( conteúdo de culpa, religioso, de perseguição, etc.). Este último é geralmente mais pessoal, dependendo da história de vida do paciente, de seu universo cultural e da personalidade prévia ao adoecimento.
4. Problematize o conceito de normal e patológico, baseado na psicopatologia. – O conceito de normalidade em psicopatologia também implica a própria definição do que é saúde e doença mental. Esses temas apresentam desdobramentos em várias áreas da saúde mental como por