“Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais”de Paulo Dalgalarrondo.
Para responder as questões, favor consultar os capítulos 9, 10, 11 e 12do livro “Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais”de Paulo Dalgalarrondo.
1. Defina o que é função psíquica. – Através da caracterização das funções psíquicas, distinguimos os principais quadros clínicos das diversas síndromes mentais, valendo-nos desses parâmetros para a adoção da conduta terapêutica mais adequada.Três importantes funções psíquicas, dentre outras, são consciência, atenção e orientação. Consciência ; É a capacidade neurológica de captar o ambiente e de se orientar de forma adequada, é estar lúcido. No exame psíquico é importante observar, registrar modificações no nível de consciência. Atenção ; pode-se considerá-la como a capacidade de se concentrar, que pode ser espontânea ou ativa; é um processo intelectivo, afetivo e volitivo. Sem a atenção a atividade psíquica se processaria como um sonho vago, difuso e contínuo. No exame psíquico é importante referir se o paciente está disperso ou não, como se comporta em relação ao que acontece no ambiente. Descrever se responde às perguntas prontamente ou é necessário repeti-las. Orientação ; exige a inter-relação entre vários dados psíquicos. A orientação requer atividades mentais como tendências instintivas, percepção, memória, atenção e inteligência. Alterações nestas atividades mentais podem levar à graus variados de desorientação. No exame psíquico é importante observar desorientação no tempo, pelo correto conhecimento do dia, mês, época do ano, dia da semana e ano. Observar se o paciente tem noção do tempo decorrido no hospital ou entre eventos recentes.
2. Cite as funções mais afetadas nos transtornos que seguem;
A) psicorgânicos; - Nível de consciência, atenção ( também nos quadros afetivos,mania principalmente ), orientação, memória, inteligência, linguagem ( também nas psicoses).
B) afetivos, neuróticos e de personalidade; - Afetividade, vontade, psicomotricidade,