Psicopatia
CAMPUS DE PARNAÍBA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLIA: FUNDAMENTOS DE PSIQUIATRIA
PROFª LIENE LEAL
2ª AVALIAÇÃO
Francisco Jarbas Gonçalves Aguiar de Oliveira
PARNAÍBA- PI
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
Os transtornos de ansiedade são uma classe de distúrbios marcados por sentimentos de excessiva apreensão e ansiedade. Esses transtornos são acometidos duas vezes mais em mulheres (exceto os transtornos obsessivo-compulsivo e a fobia social). Nos transtornos de ansiedade encontramos uma interação especial entre os fatores genéticos e a experiência (o ambiente).
Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, ou qualitativamente diversos do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo. Tais reações exageradas ao estímulo ansiogênico se desenvolvem, mais comumente, em indivíduos com uma predisposição neurobiológica herdada.
A maneira prática de se diferenciar ansiedade normal de ansiedade patológica é basicamente avaliar se a reação ansiosa é de curta duração, autolimitada e relacionada ao estímulo do momento ou não. Os transtornos ansiosos são quadros clínicos em que esses sintomas são primários, ou seja, não são derivados de outras condições psiquiátricas (depressões, psicoses, transtornos do desenvolvimento, transtorno hipercinético, etc.).
Sintomas ansiosos (e não os transtornos propriamente) são frequentes em outros transtornos psiquiátricos. É uma ansiedade que se explica pelos sintomas do transtorno primário (exemplos: a ansiedade do início do surto esquizofrênico; o medo da separação dos pais numa criança com depressão maior) e não constitui um conjunto de sintomas que