Psicopatas no âmbito do trabalho
Resumo: O presente estudo tem como tema central de sua abordagem os psicopatas e o assédio moral no ambiente de trabalho. A relevância , deste tema é considerado pelo fato de se tratar de uma questão que apesar de já existir há muito tempo, vem crescendoe tomando novas formas, devido as novas características dos ambientes de trabalho contemporâneos, prejudicando de diversas formas trabalhadores que são constrangidos em seu âmbito laboral. Portanto, para o desenvolvimento desta pesquisa foram abordados conceitos e características concernentes à atitude de assédio moral no ambiente de trabalho, as consequências desta prática e os aspectos jurídicos brasileiros que abordam esta questão , concedendo recursos legais para aqueles que sofrem este tipo de prática.
Palavra-chave: Assédio Moral
1.1 Introdução
1.2 Desenvolvimento
1.3Conclusão
Referências bibliográficas
1.2 Introdução
Há poucos anos a expressão assédio moral era totalmente desconhecida . O fenômeno em si sempre existiu , entretanto o assunto passou a ser objeto de estudo no final do século passado, na década de 1980.
Mas um psicólogo alemão desenvolveu pesquisa e passou a estudar os comportamentos das pessoas que manifestavam situações de desagregação no ambiente laboral em função de constrangimento moral, humilhação , atentados à dignidade humana . Desse resultado o alemão diagnosticou problemas decorrentes de violência psíquica , a que as vítimas mas eram submetidas e concluiu que as agressões sofridas no local de trabalho levavam a vítima ao estresse , à depressão , ao esgotamento emocional, ao transtorno de adaptação , à fobia social e até mesmo ao suicídio . A esse evento o Alemão denominou de Mobbing do verbo mob, que significa maltratar, da palavra mobbing houve um desdobramento para otra palavra bbullying , oriunda do termo bull, em inglês , a tradução significa “ touro “, o que por analogia , se direciona a “grande “ , “valente”, ambas