psicomotricidade
CONCEITOS BÁSICOS DA PSICOMOTRICIDADE
“Integralização motora do indivíduo em um determinado espaço e tempo, cuja ação e qualidade podem ser percebidas e mensuradas.” Joanna Miranda A Psicomotricidade leva em consideração o aspecto comunicativo do ser humano, do corpo e da gestualidade. Podemos dividí-la em dois conceitos básicos: os funcionais
(atividade motora num determinado tempo e espaço e que pode ser mensurável) e os relacionais (permeiam as relações de desejo, frustração, ação e interação do indivíduo com meio, com o espaço, com os objetos e consigo mesmo). Funcionais Coordenação dinâmica global possibilidade do controle e da organização da musculatura ampla para a realização de movimentos complexos. Exs.: correr, saltar, andar, rastejar, etc. Atividades: andar com uma bola entre as pernas, saltar de diferentes formas: com um pé só, com os dois pés, por cima de objetos.
Coordenação motora fina Capacidade de controlar os pequenos músculos paraexercícios refinados. Exs.: recorte, colagem, encaixe etc. Atividades: pintar com os dedos dos pés, jogo de pega-varetas, fazer um nó simples, dobraduras, fazer um laço.
Equilíbrio É a base de toda a coordenação dinâmica global. É a noção de distribuição do peso em relação a um espaço e a um tempo e em relação ao eixo de gravidade. Depende essencialmente do sistema labiríntico e do sistema plantar. Pode ser estático ou dinâmico. Atividades: Equilíbrio estático: equilibra-se sobre um pé só, inclina-se verticalmente para frente e para trás. Equilíbrio dinâmico: andar na ponta dos pés, andar com um copo cheio de água na mão.
Ritmo É a força criadora que está presente em todas as atividades humanas e se manifesta em todos os fenômenos da natureza. Atividades: dança das cadeiras, produzir sons com o corpo, etc.
Postura Está diretamente ligada ao tônus, constituindo uma unidade tônico-
postural, cujo controle facilita