psicomotricidade
Andréia Beatriz da Silva*
Patrícia Ferreira Bianchini Borges**
INTRODUÇÃO
O processo de aprendizagem é um processo complexo que envolve sistemas e habilidades diversas, inclusive as motoras. Na maioria das crianças que passam por dificuldades de aprendizagem, a causa do problema não está localizado no período escolar em que se encontram no nível das bases, ou seja, nas estruturas de desenvolvimento. Assim sendo, é imprescindível que a criança, durante o período préescolar, antes de iniciar a sistematização do processo de alfabetização, adquira determinados conceitos que irão permitir e facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita.
Esses conceitos ou habilidades básicas são condições mínimas necessárias para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora.
O desenvolvimento psicomotor requer o auxílio constante do professor através da estimulação; portanto não é um trabalho exclusivo do professor de Educação Física, e sim de todos profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Na Educação
Infantil, a função primordial do professor não é alfabetizar, devendo também estimular as funções psicomotoras necessárias ao aprendizado formal.
Os principais aspectos a serem destacados são: esquema corporal, lateralidade, organização espacial e estruturação temporal. Além desses aspectos citados, é importante trabalhar as percepções e atividades pré-escritas.
*
Professora da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Uberaba (MG), graduada em
Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (CESUBE).
** Assistente de Alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba (CEFETUberaba), graduada em Letras pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e especialista em Estudos
Lingüísticos: Fundamentos para o Ensino e Pesquisa pela Universidade Federal de Uberlândia
(UFU).
1
Um esquema corporal mal constituído resultará em uma criança que não