Psicomotricidade
Educação do Equilíbrio
Ananindeua 2013
Educação do Equilíbrio
Trabalho apresentado à disciplina de Psicomotricidade como requisito
Do 1º NPC
Ananindeua 2013
Introdução
Procuraremos falar de forma clara e objetiva o que é equilíbrio e como se enquadra seu desenvolvimento nas fases de crescimento infantil, integrando ainda qual a importância do professor da educação infantil no processo de estimular as habilidades motoras da criança.
Equilíbrio
Equilíbrio segundo o dicionário Aurélio significa: manutenção de um corpo na posição normal, sem oscilações; Igualdade entre forças opostas, Estabilidade mental e emocional. De fato, podemos dizer que são estes conceitos e acrescentar: O ato de movimentar o corpo, contrair e relaxar.
Observando um bebê é possível notar que ele não tem noção do seu corpo e dos movimentos que pode realizar, não tem a firmeza muscular para que seu corpo movimente-se conscientemente, por esse motivo, não obtém o equilíbrio necessário para sentar, andar, correr, saltar.
Com o desenvolvimento a criança passa a ter consciência do corpo, e conseqüentemente o início da atividade corporal geral e posteriormente a habilidade de mover com exatidão de membros separados, como no movimento de andar, as pernas se alternam e os braços movimentam-se juntos possibilitando que o corpo fique na mesmas proporções e assim manter o equilíbrio e considerando também que é necessário uma força exata para que nosso corpo entre em movimento. Quando o indivíduo passa ter a noção do seu corpo e movimento, ele possui um equilíbrio inicial.
A partir desse momento é importante haver atividades que tratem do corpo com a finalidade de aperfeiçoar o desenvolvimento natural, então o professor de educação infantil precisa incluir exercícios que contribuam para o crescimento não só intelectual como também físico, podemos considerar esse ensino como equilíbrio, o