Psicomotricidade (resumo)
A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
O estudo da Psicomotricidade é recente. Ainda no início deste século, abordava-se o assunto apenas de forma excepcional. Numa primeira fase, a pesquisa fixou-se, sobretudo no desenvolvimento motor da criança. Depois estudou a relação entre o atraso no desenvolvimento motor e o atraso intelectual. Seguiram-se estudos sobre o desenvolvimento da habilidade manual e aptidões motoras em função da idade.
Mais recentemente, as pesquisas direcionando-se para a ligação com a lateralidade, a estruturação espacial, a orientação temporal e as dificuldades escolares, enfatizando a necessidade de que se tome consciência das relações existentes entre o gesto e a afetividade como, por exemplo, a diferença entre o caminhar de uma criança segura de si mesma e o de uma criança tímida.
Algumas ações Psicomotoras...
* PICOTAR * RECORTAR * COLAR * RASGAR COM OS DEDOS * ESTAMPAR (com arimbos, rolhas de cortiça, esponjas...) * MODELAGEM: barro, pasta de papel, madeira, plasticina, massas de cor... * TÉCNICAS DE PINTURA * TÉCNICAS DE DESENHO * TÉCNICAS DE COLAGEM (diferentes materiais) * EXPRESSÕES CORPORAIS
O objetivo da Psicimotrocidade é desenvolver... * AUTONOMIA, SOCIALIZAÇÃO, AUTO-CONFIANÇA E EXPRESSÃO VERBAL * COGNIÇÃO, CRIATIVIDADE * ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, INTERESSE * MOTRICIDADE GLOBAL - AMPLA E FINA * ORGANIZAÇÃO