Introdução a filosofia
Neste texto abordaremos a origem da filosofia. A palavra filosofia Filosofia significa amor ao saber, amizade pela sabedoria, logo, filósofo é aquele que ama a sabedoria. Pitágoras foi quem inventou o termo, afirmando que a sabedoria plena pertencia aos deuses, porém que os homens podem desejá-la ou amá-la. O filósofo é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista.
A filosofia é grega Filosofia é entendida como a aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem a causas das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego. Pitágoras diz que a natureza é feita de um sistema de relações ou de proporções matemáticas produzidas a partir da oposição entre os números pares e ímpares. Essas proporções e combinações aparecem para os nossos órgãos sob as formas de qualidades contrárias: seco-úmido, quente-frio, claro-escuro... Para Pitágoras o pensamento alcança a realidade em sua estrutura matemática, enquanto nossos sentidos alcançam o modo como a estrutura matemática da Natureza aparece para nós, sob a forma de realidades opostas. Através da filosofia os gregos trouxeram para o Ocidente europeu as bases da razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.
Legado da Filosofia Grega para o Ocidente europeu A idéia de que a natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais, isto é, os mesmos em toda a parte e todos os tempos. A idéia de que as leis necessárias e universais da natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, a natureza NÃO é um