psicologias
DISCIPLINA: Introdução ao estudo de Testes psicológicos
Psicologia V Termo
03/06/2013
1- Caracterize o processo Psicodiagnóstico, destacando seus principais objetivos
O Psicodiagnóstico é uma prévia de um diagnóstico, tem que ser algo científico. Ex: Afirmo que uma pessoa tem stress pós-traumático, antes de eu avaliá-la, eu faço o psicodiagnóstico, as deduções, e as hipóteses prévias. Nós vamos dar enfoque em algo que é de sintomas psíquicos. O psicodiagnóstico me dá uma abertura para que eu possa dar uma devolutiva para o paciente de uma hipótese prévia.
O psicodiagnóstico é limitado no tempo porque ele é baseado em um contrato de trabalho entre paciente e o psicólogo, os dados iniciais dado pelo paciente permite estabelecer um plano de avaliação, e dai um tempo para fazer o tratamento. Ex: 03 meses.
Todo atendimento clínico, tanto da escuta, dos atendimentos. Eu não vou começar um atendimento sem ter nada planejado. Para começar um atendimento eu tenho que ter um plano de atendimento.
Dentro das informações que eu tenho sobre o paciente (Sessões: escuta, história clínica, história de vida, observação, testes psicológicos) vou ter uma hipótese prévia que eu posso falar do psicodiagnóstico, dentro disso eu vou preparar o meu plano de atendimento. Vou analisar tudo isso que está citado acima para depois eu poder dar o diagnóstico.
Os objetivos do Psicodiagnóstico dependem das hipóteses inicialmente levantadas mais no geral esses objetivos podem ser: Classificação simples (descritivo) ex: ansiedade, Classificação nosológica ex: enfermidades, Diagnóstico diferencial ex: várias hipóteses, Avaliação compreensiva ex: compreender o que o paciente fala e dar uma devolutiva, Entendimento dinâmico ex: tem de haver uma dinâmica entre o paciente e o psicólogo, Prevenção ex: trabalhar em cima das hipóteses, Prognóstico ex: O que o paciente pode vir a ter, Perícia Forense ex: Vou afirmar porque o