Psicologia
Em nosso cotidiano há uma certa coincidência em sublinhar, que parte a respeito de concepções e enfoques psicopedagógicos que refletem e debatem sobre a importância da aprendizagem significativa com elemento chave da educação escolares.
A aprendizagem significativa consegue apenas favorecer o progresso do desenvolvimento pessoal dos alunos. No qual valorizam-se as propostas didáticas e as atividades de aprendizagem que se referem em função da maior ou menor potencialidade que promove aprendizagem significativas.
Para apresentar procedimentos e técnicas de valorização que relevem como o grau de significância das aprendizagens realizadas etc. Sendo que, essa coincidência é algo que cause admiração no momento em que as praticas educacionais ,podendo ser ou não escolares constituem um âmbito de conhecimento e de atividade profissional que tenha a disposição a polêmica e as pontos de vistas desencontradas.
Algumas ideias atuais, que subjazem ao uso atual do conceito de aprendizagem, contam com vários antecedentes que fazem parte da historia do pensamento educacional.
Em primeiro lugar, se remete a tradição centrada na criança sobre os movimentos pedagógicos que foram se renovando ao longo dos séculos, onde funda suas raízes no pensamento de Rousseau e ao qual pertencem.
Em segundo lugar, cabe mencionar a tradição que de acordo com a hipótese da aprendizagem que através do descobrimento. As propostas biológicas que foram desenvolvidas nos anos sessenta, defende de que o aluno a principio, adquira conhecimentos a respeito de suas próprias experiências ou meios.
Em terceiro lugar, podemos descrever sobre as propostas pedagógicas que eram inspiradas nas pesquisas que podiam ser sintetizadas.
Numa tradição de pensamento distinto das anteriores, podemos descobrir e encontrar vários estudos e investigações sobre a curiosidade epistêmica arousal, produzida por Hebe e Berlyneu.
Explicar as razões, para explorar, descobrir, aprender e