Relatório sobre o texto família abusiva
Na idade média não havia afeto familiar, as crianças ao completar sete anos participavam de jogos e trabalhos com adultos e muitas vezes eram criados por pessoas de outras famílias. A partir do século XVIII a família passou a ter um laço afetivo, a instituição familiar se responsabilizava pela transmissão de valores e conhecimentos e pela socialização da criança, a família se torna importantíssima para a subjetivação da criança.
Hoje em dia houve muitas transformações e é considerada família um grupo de pessoas que compartilham historias, culturas, economias e afeto, esse grupo ocupa um lugar intermediário entre o individuo e a sociedade.
A singularidade de uma família dar-se através do relacionamento entre duas pessoas (casal).
Segundo Scodelario A.S (2002) “Um dos desafios a ser encontrado pelo casal com a chegada dos filhos que pode ser observado é a violência de uma relação triangular, pai, mãe e filho. Ela pode intensificar os conflitos já presentes no relacionamento, atualizando sentimentos de exclusão, ciúmes, competições alem de sentimentos amorosos e de proteção.”
Na formação de uma família tem que haver cuidado, pois a chegada dos filhos pode causar conflitos familiares e se não houver um cuidado pode ocorrer à violência.
A pessoa que pratica a violência se acha sempre a vítima, culpando o outro membro que foi violentado.
A mãe muitas vezes deixa o papel de educar para o pai, fazendo com que ele tome a decisão da casa e isso causa a violência deixando caracterizado o pai como o violento e a mãe com os filhos a vítima.
A violência pode vir em forma de comunicação, pode ocorrer de forma indireta, com uso de terceiros ou de forma não verbal, como um gesto ou uma ação, isso faz com que a pessoa minta ou se omita, pois essa pessoa se sente limitada, bloqueada para expressar seus sentimentos.
Esse exemplo aparece no filme Pai, patrão onde a cultura faz com que os