EISE
ARIELA GEÓRGIA DE MENEZES
EISE KELLY ROCHS DANTOS DA MATA
A INSERÇÃO DA FAMILIA E A PARTICIPAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO TRATAMENTO DOS USUÁRIOS DE DROGAS ILICITAS
Salvador
2014
ARIELA GEÓRGIA DE MENEZES
EISE KELLY ROCHS DANTOS DA MATA
A INSERÇÃO DA FAMILIA E A PARTICIPAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO TRATAMENTO DOS USUÁRIOS DE DROGAS ILICITAS
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentada ao Curso de Serviço Social da UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
Orientadora: Profa. Ms :Carla Castro
Salvador
2014
Tema: A Inserção da família e a participação do Serviço Social no tratamento dos usuários de drogas ilícitas .
Objetivo Geral: identificar qual a atuação do profissional de serviço social no tratamento do usuário de drogas e o apoio da família durante o tratamento.
Objetivos Especificos:
Abordar á importância da particição familiar no tratamento dependente de drogas ilícitas;
Comparar alguns tipos de drogas existentes e seus efeitos; Investigar motivos que podem direcionar o indivíduo a utilizá-las;
Caracterizar o que a dependência pode causar no indivíduo e de que forma os familiares são afetados e como a participação da família é importante durante o tratmento
Apontar o papel da família frente a dependência e a atuação do profissional de Serviço Social no acompanhamento da família e do dependente. .
Justificativa: Sabendo que a introdução das drogas ilícitas no seio das famílias tem afetado todos os membros, pois a utilização drogas oportuniza experiências nada relevantes ao indivíduo que utiliza estas substâncias, além de afetar profundamente os que convivem com ele, tornando-os prisioneiros da instabilidade, de angústias, aflições e medos, por sentirem impotentes e ameaçados diante de tanta dor e sofrimento experimentados pela dependência física e psíquica.
A escolha deste tema se deve ao