Psicologia
O tempo não passa pra mim. Quero mais velocidade. Várias coisas ao mesmo tempo. Não quero esse bonde lento.
Os mais comuns entre os transtornos psiquiátricos relacionados com o estresse apresentam manifestações de ordem somática que incluem vários tipos de distúrbios. Alguns sinais e sintomas são os seguintes: expectativa do pior ante qualquer notícia; sensação de tensão, irritação, impossibilidade de relaxar; dificuldade para conciliar o sono (insônia inicial);dificuldade para se concentrar nas atividades;alterações de memória. Esse transtorno acontece durante a espera de definições no transcurso de um longo processo, com grandes prejuízos econômicos e emocionais, que não se resolve). Podem ocorrer, simultaneamente, sintomas de depressão e de transtorno obsessivo/compulsivo, dificultando o diagnóstico. Essa foi a reação de Wladimir até culminar na agressão ao pai. O pensamento da mãe sendo traída pelo pai torturava-o e provocava-lhe grande tensão, precedida de um longo ritual de insinuações e provocações que lhe acentuaram a ansiedade.
TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO
O transtorno obsessivo/compulsivo, incluído entre aqueles relacionados ao estresse, tem sido alvo de diversos filmes que tornaram bastante conhecida ao público sua face mais visível: os rituais. Obsessão é a persistência patológica de um pensamento ou sentimento irresistível, sempre associado à ansiedade. Compulsão é o comportamento ritualístico de repetir procedimento estereotipado, com o objetivo de prevenir um evento improvável.
É comum entre pessoas que sofreram atos de violência e permanência da figura do estuprador, do sequestrados, do agressor que as persegue, repetindo o calvário em pensamento. O psiquismo desloca essa imagem para um ritual, na forma de mecanismo de defesa. O transtorno pode agravar-se a ponto de provocar ferimento pelo excessivo desgaste de pele, incapacitando a vítima para determinadas atividades. Uma ideia obsessiva