Ética da pesquisa e direito autoral
Hoje quando se pensa em direito autoral que é uma denominação utilizada em referência aos direitos dos autores de suas obras intelectuais que pode ser literárias, artistícas ou científicas, é algo que esta tomado por diversas opiniões e questionamentos, no ramo acadêmico onde é encontrado diversas pesquisas publicadas sem nenhum crédito a quem teve como referência é um dos mais vistos. Numerosos sites que oferecem como tipo de serviço o de “trabalhos prontos”, onde o próprio comprador se passa por cobaia de pesquisa que consequentemente é de cópias. É de se perceber que não existe nenhum tipo de monitoramento por parte das autoridades no ambito online, ou muito menos relevante do que é presenciado, e claro que não existe só este tipo ação a ser monitorada, pois engloba diversas indústrias interessadas em garantir seus direitos.
Nos trabalhos academicos é de se esperar que os próprios autores tornem relevantes as fontes de pesquisas, a que se basearam para tal tema discutido por ele, e tendo a consciência de que esta fazendo algo publicado, onde outras pessoas tomaram aquilo como referencia, além disso á leis aplicadas a estas condutas existem, mas é levado pouco a sério por parte da sociedade a quem está sendo posto a prova.
REFERÊNCIAS
NOSELLA, Paulo. Ética e Pesquisa: SCIELO. 2008. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/es/v29n102/a1329102.pdf>. Acesso em 15 fev. 2012.
Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Disponível em:< https://ciist.ist.utl.pt/docs_da/codigo_direito_autor_republicado.pdf>. Acesso em 15 fev.