Historia do bairro goiania bh
1.ORIGEM:
Aprovado em 1976, o Bairro Goiânia, na Região Nordeste de Belo Horizonte, teve início com o loteamento de áreas rurais do Povoado de Gorduras. Pertencentes a pequenos proprietários que não tinham muitos incentivos para investir na produção, aos poucos esses espaços se transformaram em subúrbios da capital, necessários para absorver a população crescente da cidade.
Foi no ritmo da expansão urbana de Belo Horizonte que o Goiânia surgiu. Para abrigar a população, a Prefeitura adquiriu uma parte das terras da Região Nordeste e investiu na construção de conjuntos habitacionais para abrigar a população. Mas o progresso não significou desenvolvimento imediato. Durante um bom período eles tiveram de conviver com a falta de infra-estrutura.: havia poucas residências, o comércio era fraco, não havia rede de esgoto nem asfalto.
2. DESENVOLVIMENTO/INFRA-ESTRUTURA:
A implantação de sistema de esgoto, posto de saúde, a instalação de supermercados, três escolas públicas e algumas privadas que oferecem educação infantil e a melhoria do transporte coletivo, com a opção de integração ao metrô, garantem o acesso a serviços que antes não eram disponíveis no bairro. Hoje, circulam no bairro as linhas 5503 (Goiânia) e 821 (Estação José Cândido/Goiânia).
As principais vantagens de morar no Goiânia são a tranquilidade e segurança. O acesso ao Centro é rápido – cerca de 25 minutos pelas avenidas Cristiano Machado ou José Cândido da Silveira – e também há facilidade para se utilizar a infra-estrutura de bairros próximos, como o São Paulo, que tem shopping e bancos.
O bairro conta ainda com uma área de 13.430 metros quadrados destinada ao Parque Goiânia, que já tem legislação específica, porém, ainda não foi implantado. A Fundação de Parques Municipais da PBH está elaborando levantamentos científicos sobre os recursos hídricos, bem como da fauna e da flora existentes no local. Não é fácil encontrar ofertas para venda no bairro, que é composto