Elasticidade
1. Introdução
Neste contexto, será apresentado os conceitos sobre elasticidade-preço da demanda e sua aplicabilidade
2. Desenvolvimento
Passo 1
Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável exerce sobre outra variável. É usada para medir a reação das pessoas frente a mudanças em variáveis econômicas.
Elasticidade preço da demanda mede o aumento ou diminuição em percentagem da quantidade demandada devido a uma mudança percentual nos preços, e o quanto a quantidade demandada por um bem muda devido a uma mudança no preço daquele bem.
Em relação aos consumidores, a demanda de um produto pode ser associada a seu preço. Portanto, se o preço aumenta a demanda diminui. De maneiras diferenciadas, a demanda por um produto é “sensível” à mudança dos preços.
Quanto mais substitutos são os bens, mais elástica é a demanda, pois, dado um aumento de preços, o consumidor tem mais opções para não consumir esse produto. Quanto mais essencial o bem, mais inelástica sua procura, não trazendo muitas opções para o consumidor fugir do aumento de preços.
A elasticidade-preço demanda, pode ser classificada como: elástica e inelástica.
➢ Elástica: Se a elasticidade-preço do bem for maior que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é elástica. A variação percentual na quantidade excede a variação percentual no preço. Ou seja, os consumidores são bastante sensíveis a variações no preço.
➢ Inelástica: Se a elasticidade-preço do bem for menor que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é inelástica. A variação percentual na quantidade é menor que a variação percentual no preço. Ou seja, os consumidores são relativamente insensíveis a variações no preço.
Passo 2
E = dq . p dp . q
q = 900 – 3p p = 180 < p - 585 => -585 => - 1,86
900 – 3 . 195 900 – 585 315
P/ p=