Psicologia
Chefiar é buscar resultados, planejar os trabalhos das pessoas, organizar, priorizar, manter e controlar. Estas nada mais são que funções básicas, porém, hoje em dia, para chefiar também é necessário motivar as pessoas. Com uma equipe motivada conseguem-se melhores resultados e um clima melhor.
Ser chefe é bem mais fácil, por que o poder conferido ao cargo por sí é o equipament necessário. O líder, por outro lado, deve se preocupar em conduzir as pessoas, dar um significado ao trabalho e convencer os liderados a defender sua causa.
Hoje, todo chefe tem o discurso de líder na ponta da língua, é um discurso bonito, e todos gostam de ouvir, porém suas ações lhe dirão se ele é realmente um líder. Talvez até tenha mudado a forma de pensar, mas não a de agir e isto leva tempo. Um líder é aquele que mesmo sem autoridade alguma consegue ser seguido, respeitado e obedecido. Ele consegue unir um grupo, representa-lo e leva-lo a atingir objetivos.
6- Descreva e exemplifique as lideranças carismática e transformacional.
Transformacional
é definida com base nos seus efeitos, como transforma os valores e as prioridades dos seguidores e os motiva a executar as suas funções para além das suas expectativas.
Carismática
pode parecer semelhante a liderança transformacional. O líder injeta grandes doses de entusiasmo na equipa e é muito participativo na questão de motivar os outros. O sucesso está associado à presença do líder carismático. Grande responsabilidade e requer um compromisso em longo prazo por parte do