Pedagoga
Um conselho de escola é formado através de eleição, A forma de escolha e o número de membros variam de escola para escola. Como são autônomas, as instituições devem estabelecer suas próprias regras de eleição e o tamanho dos mandatos, dentro do previsto na legislação estadual. Na maioria dos Estados com regras, os mandatos são fixados entre um e dois anos. Os representantes são eleitos por suas próprias categorias e o diretor é um membro nato do Conselho.
O conselho consiste primeiro na agrupação de pessoas e a partir dai as pessoas ocupam papel de conselheiros. Em cada unidade escolar onde se pretende criar um conselho de escola existe indivíduos providos de individualidade, que necessitam se comprometer com a defesa do conselho escolar como um espaço de dialogo de convivência da diferença e fomentador de uma educação humanizadora. E para formar o conselho não basta ter vontade de criar um conselho é necessário que germinem no interior das pessoas que têm necessidade de melhorar a escola do seu filho, ou de educadores que acreditam nas pessoas que educam. É necessário também saber sobre os aspectos legais. Antes de criar o conselho é necessário que se crie um grupo de articuladores em que nasce com o objetivo de criar e movimentar o Conselho Escolar.
Como cuidar do conselho de escola
O cuidado inicial para se criar e movimentar um Conselho Escolar foram concebidos por meio de leituras e diálogos com inúmeros educadores, educandos, responsáveis por estudantes e secretários de educação municipais e estaduais de várias cidades e estados deste país continental.
A criação e o movimento do Conselho Escolar, enquanto uma estratégia de organização política e educacional para efetivar o princípio constitucional da gestão democrática da educação pública, depende, em muitos aspectos, da consciência e envolvimento de cada participante e do modo como vai se conduzir o diálogo entre educadores, educandos e o gestor, e também do